domingo, 8 de abril de 2012

O filme sobre O crime do padre Amaro

Jéssica
O Crime do Padre Amaro (em espanhol El crimen del padre Amaro) é um filme de 2002 dirigido por Carlos Carrera, escrito por Vicente Leñero.
Trata-se de uma adaptação da obra de Eça de Queirós e que foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Tem como elenco Gael Garcia Bernal, Ana Claudia Talacón, Sancho Gracia, Angélica Aragón, Luisa Huertas, Ernesto Gómes Cruz.
De gênero drama.
Sinopse: O jovem Amaro, ansioso por mudar o mundo, torna-se sacerdote graças à sua vocação e às suas boas relações com o bispo, que o envia em treinamento à igreja do povoado de Los Reyes, Aldama, sob a supervisão do padre Benito, para no futuro mandá-lo estudar em Roma. Lá, ele conhece a inocente e sensual devota Amélia, filha da S. Joaneira (dona da taberna local e do coração do padre Benito) e, pouco a pouco, o sacerdote recém-chegado vai se apaixonando pela jovem e amaldiçoando sua sorte, que o condena ao celibato. Apesar disso, a jovem, seduzida pelo jeito afetuoso do padre e pela devoção a Deus que ambos compartilham, acaba caindo nos braços dele. O destino lhes oferece o pretexto perfeito para cair em tentação: a filha do sacristão Martín, uma moça com retardamento mental, a quem eles decidem ensinar juntos a palavra de Deus...
Em torno dessa história, entrelaçam-se as vidas paralelas do padre Benito, um homem de boa vontade que caiu em tentação para ajudar seu povoado e para não ter de enfrentar o inferno da solidão; o padre Natário, um sacerdote "rebelde" a favor da Teologia da Libertação, que se dedica integralmente a uma pequena comunidade na serra e que protege os guerrilheiros e os líderes do narcotráfico; a S. Joaneira, uma mulher sem preconceitos que é amante do padre Benito; Don Paco, um espanhol tachado de "comunista" que não acredita na igreja nem em seus representantes; seu filho Rubén, o namorado jornalista de Amélia, que está a par dos segredos mais inomináveis do povoado; um bispo todo-poderoso e calejado graças aos seus muitos anos de experiência clerical, e um prefeito bonachão, que conduz seus negócios segundo os mais diversos interesses e que, como bom político, mantém boas relações com todos.

A proposta é pedir para os alunos lerem o livro e depois o professor passar o filme em sala de aula, ou pedir para os alunos assistirem o filme e depois escrever um texto comparando a obra com o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário