domingo, 8 de abril de 2012

Proposta para trabalho com alunos


Jéssica
Uma proposta para o professor trabalhar com os alunos em sala de aula é fazer uma intertextualidade do livro com notícias de hoje em dia.
Um exemplo disso é a crítica que Eça de Queirós faz sobre a igreja católica.
Uma frase que relata a hipocrisia religiosa é dita por um abade "A pobreza agrada a Deus Nosso Senhor"
Numa noticia colocada em um site de Angola (figura acima) relata que pelo menos três pastores angolanos da Igreja Mundial do Poder de Deus foram expulsos por terem descoberto que líderes da igreja (todos brasileiros) desviaram 4,36 milhões de Reais da arrecadação do dízimo e venda de canetas e gravatas com o poder da "cura divina"
A proposta é discutir com os alunos sobre como é atual a crítica sobre a igreja, sendo católica ou não, de que a pobreza dos fieis agrada a igreja, mas que o enriquecimento da igreja agrada os próprios padres e pastores e por isso o dízimo é considerado obrigatório. Enquanto os fieis precisam dar um pouco do dinheiro, que foi conquistado com muito esforço para as igrejas, as igrejas se engrandecem com o dinheiro do povo. Como é contraditório o fato dos fieis terem que ser pobres, mas as igrejas necessitam ser ricas, com o dinheiro do próprio fiel que frequenta a igreja em busca de ajuda divina e de milagres, mas na realidade só enriquecem as próprias igrejas.

Um comentário:

  1. Boa ideia. É importante que os alunos estabeleçam essas relações, daria uma boa discussão com a proposta de uma redação a respeito.


    Lígia

    ResponderExcluir